quarta-feira, 28 de março de 2012

Estrabismo



O que é
Estrabismo, mais conhecido como vesgueira é uma anomalia nos olhos que faz com que eles percam o paralelismo entre si, enquanto um olha para a frente o outro está desviado, existem diversos tipos de estrabismo, o olho afetado pode estar desviado na direção do nariz ou para o outro lado(eixo x) ou pode estar para cima ou para baixo(eixo y) e existe um terceiro caso que pode ser uma combinação do primeiro tipo(eixo x) com o segundo tipo(eixo y) resultando em um olhar em um ângulo de 45graus. O estrabismo pode aperecer quando a pessoa ainda é uma criança ou ainda quando ela é adulta porém nesse caso é mais comum o estrabismo surgir depois de algum tipo de acidente. Em alguns casos o estrabismo é alternante, ou seja, uma hora um olho está desviado outra hora não.
Sintomas
Os sintomas e as conseqüências dos estrabismos são diferentes conforme a idade que aparecem e a maneira como se manifestam. A visão se desenvolve fundamentalmente nos seis primeiros anos de vida, sendo os dois primeiros os de maior plasticidade sensorial.
Causas
            Aparentemente, o problema aparentemente é genético. Já que os olhos são desalinhados, ocorre visão dupla.
            Uma criança com estrabismo vai ignorar uma das imagens que vê, fazendo com que o cérebro não desenvolva a visão desse olho, reconhecendo apenas o olho de maior visão.
Tratamento
O estrabismo pode ser curado desde que seja tratado desde cedo, antes dos dois anos de idade. Depois disso a chance e cura piora rapidamente pois as células do olho que ficou atrofiado vão morrendo por falta de uso já que o cérebro ignora essa imagem.
O procedimento é uma cirurgia, que por incrível que pareça não mexe propriamente nos olhos mais sim nos músculos que o movimentam. Quando o estrabismo não é mais curável a cirurgia tem apenas caráter estético para realinhar os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário