quarta-feira, 28 de março de 2012

Astigmatismo



O que é?
Astigmatismo é uma deficiencia visual , o qual o indivíduo não possui o formato normal da córnea (redonda e lisa), formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferenciados.  A córnea de uma pessoa com astigmatismo é mais ovalada e isso causa refração da luz em vários pontos da retina, fazendo com que a pessoa veja  todos os objetos – independente da distância – distorcidos.
O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer junto com a miopia e com a hipermetropia.  Essa deficiencia também pode ser desenvolvida ao longo dos anos pelos vários pestanejamentos diários, causando alterações na curvatura da córnea.

Tipos de Astigmatismo
·         Directo ( eixo horizontal) – muito comum nos jovens, é  também o mais habitual.

·         Inverso ( eixo vertical ) – habitual em pessoas de idade avançada.

·         Obliquo ( eixo inclinado ) – este encontra-se em qualquer ponto não especifico.

·         Acomodativo – a característica fundamental deste tipo, é dada pela sua diferente orientação e intensidade em visão ao longe e ao perto. Pode estar também ligado a disfunções ligeiras da visão binocular ( que tratarei no próximo mês).

·         Irregular, o astigmatismo assim denominado, é o mais complicado de compensar, designadamente por estar associado a anomalias da córnea e paralelamente do cristalino. 

Sintomas
Os sintomas mais comuns do astigmatismo são:
            - Dor de cabeça
            -Visão borrada
            -Sensação de “areia” nos olhos
            -Lacrimejo
            -Náuseas
            -Picadas, ardor ou olhos vermelhos.
Causas
 No caso do astigmatismo elevado, a origem normalmente é na córnea, havendo diferença considerável entre os meridianos dos 0º aos 180º. O astigmatismo de refração pode existir no cristalino, devido a pequenas variações no seu índice de refração, mas geralmente é de baixo valor, com excessão aos casos de desenvolvimento de cataratas nos quais podem ser mais acentuados. Quando o cristalino fica em uma posição descentrada no eixo óptico, causa astigmatismo.
Outro tipo de astigmatismo mais grave, é devido ao desenvolvimento de um queratocone, que é uma condição que a córnea ganha uma forma conica, progressivamente, provocando astigmatismo mais forte e mais difícil de compensar com óculos ou lentes, sendo necessário fazer a cirurgia.

Tratamento
O astigmatismo pode ser corrigido com óculos, lentes ou uma cirurgia refrativa.
Óculos em geral é uma das opções mais seguras, mas isso vai depender da gravidade da deficiência e do estilo de vida da pessoa.
Nas pessoas com ceratocone, lentes de contato rígidas de gás permeável geralmente melhora a qualidade visual em relação aos óculos de grau. As lentes gelatinosas podem não ser tão afetivas.
Para pessoas que têm olhos secos ou condições que proíbem de usar lentes, a cirugia é a melhor solução. A cirurgia mais comum é o LASIK (laser in situ keratomileusis), o qual utiliza um feixe de laser, fazendo uma pequena incisão na superfícia do olho erguendo uma ponta de tecido. Assim, outro feixe de laser é usado para corrigir a cusvatura irregular. A ponta é substituída e a recuperação é rápida e indolor.
Se o astigmatismo é causa do por um problema de deformação do globo ocular devido a um calázio(inflamação de uma das glândulas sebáceas causada nas pálpebras), o tratmento da condição irá resolver a deficiêcia.

Um comentário:

  1. Uma das leitoras de nossa página veio nos perguntar se a diabetes pode causar astigmantismo. Não encontramos, em nossas pesquisas até o momento, qualquer menção a isso. Você acha possível que o questionamento de nossa leitora tenha embasamento?

    ResponderExcluir